Judson Castro é fotógrafo de natureza e também de paisagens urbanas. Natural de Jataí-Go e foi criado em contato com a natureza, em especial o Cerrado. Professor de violão por profissão, a fotografia surgiu como uma forma de registrar e compartilhar as belezas que tanto o encanta.
Fotógrafo autodidata, tem participado de exposições em Goiânia e já teve suas fotos publicadas em sites como Portal Photos, National Geografic, Macrofografia e também em livros didáticos.
Em muitas ocasiões convida os amigos para “safaris fotográficos” pelos parques de Goiânia e também nas regiões de Cerrado do Estado de Goiás. O objetivo principal é contribuir para mostrar um pouco da riqueza e beleza do Cerrado para quem não conhece. Quem sabe assim seja possível valorizar e preservar o que resta deste bioma.
*“Sempre fui encantado com a sua beleza rústica de árvores retorcidas e cores sutis. Comecei a prestar atenção nos detalhes e um novo mundo se revelou para mim. Na minha opinião, a fotografia está ligada ao contato e ao respeito à natureza. Se minhas fotos puderem contribuir para mostrar um pouco da riqueza e beleza deste ambiente para quem não conhece, terei cumprido um papel importante”, completa.
*Infelizmente, em função do avanço da agricultura e do crescimento da pecuária de corte nesta região, o cerrado vem diminuindo de tamanho com o passar do tempo. Ambientalistas afirmam que, nos últimos 50 anos,a vegetação do cerrado diminuiu para a metade do tamanho original. “A degradação deste bioma para o cultivo de monoculturas e pasto para o gado é uma preocupação e uma constatação que me deixa triste. Existem regiões em Goiás onde não se enxerga mais áreas de cerrado intocado”.
*Pensando nesta realidade e com uma câmera na mão, Judson viaja bastante para cidades do interior de Goiás, em busca de temas para fotografia macro. “Gosto do desafio de fotografar insetos, eles são rápidos,ariscos e nem sempre se posicionam num ângulo legal. A foto mais difícil foi a das abelhas bebendo água (abaixo), trata-se de uma situação rara de se encontrar e precisei me posicionar no sol por um bom tempo até conseguir a imagem”, finaliza.
*Texto extraído do Site Portal Photos escrito por Coninck Junior. Acesso em 16/12/2018. Link: http://photos.com.br/registro-natural/